Compre pelo WhatsApp

Meu 1º Triathlon

1-tri

Quando fui convidado a escrever um pouco sobre o tema, imediatamente fiquei imaginando qual abordagem daria porque além de ser um esporte que envolve várias modalidades, possui também distâncias diferentes, características próprias também depende se o atleta quer só completar a prova ou classificar-se para algo e quanto tempo temos para treinar até  a competição.

Constantemente recebemos novos atletas em busca do 1º Triathlon e fazemos todos os questionamentos iniciais, juntamos o maior nº de informações e assim traçamos um planejamento tentando cercar de todos os lados para desenvolver o atleta globalmente.

Sugerimos seguir um caminho mais fácil e com menos chances de errar procurando um treinador qualificado, pois ele vai se preocupar com a maior parte das questões envolvidas e você só com a parte prática, não é bom assim?

Vida de atleta se resume a:

COME – DORME – TREINA

Então com olhar mais para o lado prático, dividir as horas de treino durante a semana com carga maior na modalidade que temos mais dificuldades é bem importante, evite treinar a mesma modalidade dias seguidos e capriche na preparação física, com trabalho de força, flexibilidade, velocidade e CORE.

Descanse sempre que puder, durma bem para o corpo se regenerar e alimente-se muito bem, preferencialmente com acompanhamento nutricional pois a alimentação é muito mais importante do que se imagina, antes, durante e após treinos e provas.

No início treine para curtir, sem olhar no relógio, melhore sua técnica e aos poucos vá ganhando distâncias e depois coloque ritmos melhores nas sessões de treino.

Faça treinos conjugando modalidades seguidas, os famosos treinos de transição e se optou por provas curtas, simule a distância em alguns treinos, mas se a prova é muito longa, simule distância menores de até 70%.

Treine bastante as partes técnicas de cada modalidade, pois vai economizar energia e evitar lesões.

Aproveite cada sessão de treino como um momento único, valorize cada treino, não pense nele somente como um meio para atingir um fim.

Trabalhe bastante o psicológico, imagine a prova, imagine a sensação de completar cada km.

No início dissemos que vida de atleta é; COME, DORME, TREINA, mas vida de atleta amador tem como objetivo o prazer no esporte e vai muito além do exercício pelo exercício, então nossa sugestão é;

COMA – DURMA – TREINE – FAÇA AMIZADES – DIVIRTA-SE

Este assunto é muito amplo então sempre que necessário estaremos presentes para ajudar e falar sobre o esporte, modalidade por modalidade e detalhes que fazem a diferença.

Grande abraço a todos e nós vemos nos treinos!

Márcio Leme

Treinador M² Assessoria Esportiva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *